Conversa entre Representante Unirede e Representante Zabbix Brasil

Primeiro Contato entre Unirede e Comunidade Zabbix Brasil
Depois de alguns contatos via e-mail no dia 19/09/2011 André Déo recebeu uma ligação do Luciano, conversaram por mais de 15 minutos sobre ZABBIX, a Unirede e a Comunidade Zabbix Brasil. Vou colocar os principais pontos desta conversa abaixo:

Qual a ligação da Unirede com a ZABBIX SIA?

A Unirede é parceira da ZABBIX SIA na América Latina, acabou de fechar um novo contrato na qual será o parceiro estratégico para o Brasil, responsável pelo ZABBIX na língua Portuguesa (fórum, tradução da página e do manual), responsável pelos treinamentos oficiais e por novos negócio. E a Unirede passa a atuar como primeiro nível de suporte ao ZABBIX no Brasil.

A Unirede em parceria com a ZABBIX SIA está desenvolvendo a função de coleta de informações de hardware via agente do ZABBIX?

Sim, a ZABBIX SIA tem um modelo de negócio chamado de desenvolvimento patrocinado, funciona assim:

Os clientes trazem uma série de demandas para o parceiro local, uma vez por ano a demanda mais solicitada é enviada à ZABBIX SIA.
A ZABBIX SIA define se essa demanda pode ou não entrar no roadmap de desenvolvimento.

Se a resposta for positiva a Unirede faz o levantamento de requisitos e envia à ZABBIX SIA.
A ZABBIX SIA fornece o valor de desenvolvimento da função (em Euros) e previsão de entrega.
A Unirede faz o rateio o valor solicitado entre o número de clientes que desejam a nova função, isso é o que eles chamam de desenvolvimento patrocinado.
No final a nova funcionalidade está disponível para todos, foi isso que aconteceu com essa questão.

A Unirede é bem ativa no mercado corporativo, mas nem tanto na comunidade, por que?

A Unirede é uma empresa privada e tem como objetivo fomentar negócios e uma das premissas é tentar não misturar os assuntos da comunidade com geração de negócios. Até então a participação da Unirede na comunidade estava limitada aos canais oficiais da ZABBIX SIA (forum e documentacao online). Partindo da aproximação com a Zabbix Brasil a Unirede pretende estar mais presente na comunidade.

A Unirede pretende então participar de eventos da comunidade? De que maneira?
Sim a Unirede pretende disponibilizar profissionais para estarem presentes, auxiliarem palestrantes em eventos, o material de divulgação estará disponível em um stand, por exemplo, mas o foco será a proximidade com a comunidade e divulgação do produto, não estarão presentes para fechar negócios.

Quais são os objetivos da Unirede em relação ao ZABBIX como ferramenta?

São dois:
Mudar a cultura da pessoas, que ao pensarem Software Livre + Gerência de Redes = Nagios!

Aproximar o ZABBIX ao modelo ITIL para que o mesmo possa ser mais competitivo com ferramentas comerciais que já tem essa abordagem.

O que mais a Unirede pretende fazer para se aproximar da Comunidade, em especial a Zabbix Brasil, que concentra boa parte dos usuários nacionais.
Saber quais são as necessidades de vocês e como podemos ajudar nessas necessidades, por exemplo: hospedagem do site, prover material de divulgação, sorteio de bolsas nos treinamentos, participação direta ou indireta em eventos, etc. Abrir um canal de comunicação entre ‘empresa’ (Negócios) e ‘comunidade’ (Divulgação da Ferramenta) e descobrir como podemos nos auxiliar.

Como ‘primeira contribuição’ da Unirede para a Comunidade ZABBIX Brasil:

– A Unirede estará presente na ZABBIX Conference 2011 e traremos de lá uma camiseta do evento (http://www.zabbix.com/merchandise.php) para sorteio entre os membros da comunidade ZABBIX Brasil.  Também traremos, em primeira mão, informações sobre as novidades e discussões que estarão ocorrendo no evento. Para isso acompanhe @unirede no Twitter.

Ele também indicou os vídeos realizados por eles com as novidades da ferramenta:
http://www.youtube.com/watch?v=in44kHywfUk
http://www.youtube.com/watch?v=DJBQCjY1iy0

Seguem os contatos do Luciano para os interessados em Treinamentos, Negócios e Parcerias:

Luciano Alves ([email protected])
http://www.unirede.net

Tel.: 51 30121920/30121921/81359911
Basicamente este é o resumo do que foi esse primeiro contato.
Obrigado pela franqueza Luciano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *