Add-on: Relatório de Análises de Tendências

Adail Spinola, membro da comunidade Zabbix Brasil, tomou a iniciativa de desenvolver um Relatório de Análise de Tendências e adicioná-lo ao Zabbix. Com este relatório, você pode saber a tendência do uso do espaço em disco, da CPU, etc.

Esta funcionalidade está na versão inicial e foi disponibilizada na manhã de hoje para outras testar e dar sugestões. Abaixo, está o post no qual Adail dá mais detalhes.

“Em um dos fóruns que participo, Zabbix-Brasil do Yahoo Groups, recebi um questionamento muito interessante sobre uma feature que o Zabbix não tem, ou não tinha, nativamente: Análise de tendência.

Ví nisso uma oportunidade de auxiliar a comunidade ao adicionar esta nova funcionalidade e gastei algumas das minhas horas de férias produzindo esta customização.

Para produzir o relatório de tendências foi necessária a criação de um novo arquivo com a regra de negócio, este arquivo deve ser salvo no diretório base do frontend do zabbix. Para este relatório ser acessível pela interface do Zabbix (que é o nosso objetivo) se faz necessária a customização de um dos arquivos de configuração o menu.inc.php. Este arquivo define todos os menus apresentados no frontend desta ferramenta e se encontra no frontend do zabbix dentro da pasta include.

Vamos às alterações necessárias no menu.inc.php:

Na linha 124 deste arquivo (meu ambiente de desenvolvimento está na versão 1.8.6), deve-se adicionar o seguinte código:


array(
'url'=>'analiseTendencia.php',
'label'=>"Tendência"
),

O seu arquivo deverá ficar similar à imagem abaixo:

Neste momento precisamos publicar o arquivo do relatório de tendência para o frontend do Zabbix. Para baixar o arquivo clique aqui.

Este arquivo deverá ser descompactado para o diretório base do frontend do Zabbix (normalmente /var/www/zabbix ou, no caso do zabbix appliance: /usr/share/zabbix/). A partir deste momento o relatório deverá estar funcional e você conseguirá acessá-lo através da opção Tendências no menu Reports.

Exemplos de relatório de tendência:”

Fonte: http://spinola.net.br/blog/?p=4

5 thoughts on “Add-on: Relatório de Análises de Tendências”

  1. E para a versão 2.0.6, quais as mudanças necessárias? Testei aqui mas não deu certo. Não aparece todas as opções
    na interface e quando escolho algum grupo de host aparece
    “Not Found
    The requested URL /zabbix/get was not found on this server.
    Apache/2.2.15 (CentOS) Server at srv-zabbix Port 80”
    Qual é o problema?
    Obrigada!

  2. Caro aeciopires… tentei implementar o relatório na versão do Zabbix 2.2.1 e como eu já esperava… não funcionou pois o mesmo é para a versão 1.8.

    Como eu posso resolver isto?

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *