Entrevista com o criador do Zabbix

Olá!

A equipe da Stack Cloud Systems (SCS) entrevistou Alexei Vladishev, criador do Zabbix, que veio ao Brasil para participar do FISL16, que inclusive você pode acompanhar as palestras on-line através dos links abaixo:

http://softwarelivre.org/fisl16/ao-vivo

http://schedule.fisl16.softwarelivre.org/#/2015-07-08

Fonte da entrevista: http://blog.stack.systems/index.php/ceo-da-zabbix-sia-alexei-vladishev-fala-exclusivamente-sobre-o-zabbix-3/

 

SCS: Nas últimas postagens sobre o lançamento do Zabbix 3, percebemos notáveis mudanças visuais nos painéis e alguns outros elementos (e confesso que gostamos muito!). Isso é uma mostra de que o Zabbix está acompanhando a nova tendência de ferramentas do mercado (com visual mais limpo), e podemos esperar mais novidades nos elementos gráficos para esta nova versão?

Alexei Vladishev: As mudanças que estão sendo introduzidas no Zabbix 3 não se limitam apenas à aparência visual. Fizemos diversas outras melhorias bastante significativas relacionadas a estrutura do código responsável pela interface web, visando torná-lo mais simples, melhor estruturada e mais fácil.

O Zabbix coleta e realiza análises de uma toneladas de dados. Com ele temos informações muito valiosas armazenadas no banco de dados, como: históricos, eventos, tendências, dados de configuração, entre outras diversas. O principal desafio que vejo, é apresentar estas informações de forma legível, o que pode gerar muito valor adicional aos usuários finais. Acredito que a visualização será uma das nossas principais prioridades para o Zabbix nas versões 3.2 e 3.4.

SCS: Falando em novidades, além do recurso de criptografia nativo nesta nova versão, pode nos adiantar alguma informação sobre novas funcionalidades ou melhorias desenvolvidas para o Zabbix 3?

Alexei Vladishev: Bom que você tenha mencionado criptografia. O Zabbix 3.0 trará suporte nativo de criptografia forte e autenticação para todos os seus componentes. Também será opcional não utilizar a criptografia. Os usuários Zabbix poderão optar pela utilização de criptografia TLS ou PSK, que pode ser configurado no nível por host. Segurança sempre foi um tema importante e por isso decidimos oferecer uma escolha de bibliotecas OpenSSL, GnuTLS e PolarSSL.

O Zabbix 3.0 trará uma interface WEB revigorada. Eu acho que nossos usuários perceberão imediatamente uma nova experiência para trabalhar e aplicar tarefas comuns com muito mais facilidade.

Eu acho que estes dois novos recursos por si só valem para distinguir de versões anteriores à 3.0. No entanto, temos muito mais a oferecer: versionamento para importação / exportação de XML, baixo nível de descoberta de regras (discovery rules), com base em resultado de consultas SQL, execução de verificações em um momento específico, e muitas outras melhorias que serão aplicadas nesta nova versão.

SCS: Percebemos também que a cada nova versão, o Zabbix torna como funcionalidade nativa o monitoramento de ferramentas do mercado, como exemplo o VMware na versão 2.4. Para o Zabbix 3 será adicionado como recurso nativo o monitoramento de mais alguma destas ferramentas de mercado?

Alexei Vladishev: Eu sei que não temos uma grande procura por suporte nativo em Xen, KVM ou Hyper-V porZabbix. Talvez iremos introduzir isto em algum momento futuro, mas não na versão 3 infelizmente.

SCS: Além do lançamento da nova versão, existem também muitas especulações sobre a parceria entre a Zabbix SIA e IBM, onde muitos até comentam sobre o possível surgimento de uma versão Enterprise (ou de código fechado) do Zabbix. Gostaríamos de saber no geral qual o propósito principal desta parceria, como ela ajudará no avanço do desenvolvimento da ferramenta e se realmente existe a possibilidade do surgimento de uma versão Enterprise.

Alexei Vladishev: Veja bem, a cooperação com a IBM nos dá capacidade de testar o Zabbix na plataforma Power8 de alto desempenho, desenvolvido pela própria IBM, o que nos dá uma alternativa viável de testar o produto em um melhor hardware do que o baseado em Intel tradicional. Nossos testes preliminares mostram que, de fato a plataforma é muito boa e pode trazer vantagens significativas para usuários Zabbix. Estes testes também já nos ajudou a identificar várias ineficiências do lado Zabbix Server quando escala para 128 núcleos de CPU ou mais.

Sobre a versão Enterprise do Zabbix, já temos isto! Ele é chamado Zabbix. Nosso produto é único e ponto final. Eu gostaria de enfatizar que nós não temos intenções de introduzir qualquer edição de código fechado do Zabbix. Haverá sempre o Zabbix Livre e de código aberto. Esta é a minha promessa aos nossos usuários, clientes e parceiros.

Eu sempre tento educar as pessoas sobre a diferença entre os chamados produtos “core” aberto e verdadeiro Software Livre como o Zabbix é. Algumas pessoas não percebem que o “núcleo aberto” é realmente o mesmo software tradicional de código fechado com todas as desvantagens inclusas.

Eu acho que nossos usuários apreciam a nossa filosofia. Mesmo grandes empresas percebem que há muito menos risco de escolher uma madura solução de código aberto com suporte comercial disponível diretamente do fornecedor.

SCS: Em muitas partes do mundo surgiram comunidades que constantemente debatem sobre a ferramenta Zabbix e, em particular, nos damos conta de que as comunidades brasileiras de Zabbix, têm se esforçado para promover e disseminar o uso e informações sobre a ferramenta. Gostaríamos de saber a opinião da Zabbix SIA sobre este tipo de trabalho e se existe um projeto para aproximar e fortalecer o relacionamento entre a Zabbix SIA e suas comunidades. Aproveitando a oportunidade, como dissemos, a comunidade Brasileira de Zabbix têm sido constantemente esforçada para difundir o uso e informações sobre aferramenta, que tal enviar uma mensagem para eles?

Alexei Vladishev: Bem, eu amo as comunidades Zabbix! Eu acho que nós temos a comunidade mais amigável e experiente. Acho que as comunidades locais desempenham papéis muito importantes na tomada de software popular. Eu sempre tento usar a minha chance de estar mais perto das comunidades através da participação em conferências locais, como FISL ou Latinoware no Brasil. Este ano não é uma exceção, tenho palestras e oficinas para apresentar no FISL 2015 no Brasil em Porto Alegre.

Eu acredito que o esforço da comunidade e os amigos do Zabbix é a principal razão pela qual tornou-se o Zabbix, o sistema de monitoramento padrão em muitos países, incluindo o Brasil, Japão e Rússia, onde a influência da comunidade é especialmente forte.

SCS: Existem rumores de que a Zabbix Sia estaria estudando novos formatos de certificação para a ferramenta. Pode nos adiantar algo sobre o assunto ou se existe alguma data prevista para o anúncio destas mudanças?

Alexei Vladishev: Eu acho que sua pergunta é sobre certificações e nossos programas de treinamento. Como lançamento do Zabbix 3.0 estamos introduzindo exames oficiais Zabbix, para que todos que conhecem bem o Zabbix se encorajem o suficiente para poder tentar passar nos exames e obter os certificados oficiais Zabbix. Esteja ciente, os exames vão ser bastante difíceis, então eu acho que a melhor estratégia é obter formação através da participação de programas em Zabbix Certified Specialist ou programas de formação Zabbix Certified Professional em primeiro lugar.

Temos vários parceiros de treinamento no Brasil que são certificados para fornecer treinamentos no Brasil e outros países da América do Sul.

Para quem se interessa, verifique a programação e agenda de treinamentos (mundial) no site oficial da http://www.zabbix.com/training.php.

SCS: Pensando na computação em nuvem (ou Cloud Computing), percebemos que novos tipos de empresas e negócio estão surgindo em torno do Zabbix. A Zabbix SIA estuda novas alternativas de parcerias comerciais para atender a estes novos modelos de negócio?

Alexei Vladishev: Sim. Na verdade nós já temos parceria com a Amazon. Infelizmente não posso contar todos os detalhes no momento, no entanto, estamos à procura de oportunidades para oferecer serviços para as empresas que preferem utilizar o serviço de nuvem para sua infraestrutura.

Stack Cloud Systems (SCS): Bom pessoal, o próprio Alexei Vladishev deixa claro que a Zabbix SIA está acompanhando as novas tendências de mercado, tanto em questões técnicas como nas questões de negócio. Um dos pontos que nos chama a atenção é sobre a relação do Zabbix com a Cloud Computing e profissionalização em relação a certificação que possivelmente passará a contar com o exame comprobatório sobre o conhecimento adquirido nos treinamentos.

Fica claro também que a essência Open Source continua acontecendo na Zabbix SIA, mesmo com a parceria de empresas privadas como IBM. Acho que podemos esperar uma grande evolução da ferramenta nos próximos anos, o que nos deixa muito contentes e com muito mais vontade de nos dedicarmos ao Zabbix!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *